quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Korpiklaani, Karkelo (2009)

Folk Metal


VODKA! VODKA! VODKA! VODKA!

Korpiklaani começam o mais recente álbum, Karkelo, com uma energia bastante particular, não só pelo tema da música de abertura (“Vodka”) mas também pelo uso de violino e um toque muito especial de acordeão.

Reis do Folk Metal e detentores de um sentido de melodia bastante peculiar, os membros de Korpiklaani com certeza sabem proporcionar não só gosto pela música que fazem como também diversão e alegria quando se ouve a mesma.

Ora e sendo nós portugueses, adoradores do tão conhecido “Pimba”, rico em acordeões e melodias que se enroscam nos nossos ouvidos, somos ou não potenciais adoradores de Folk Metal? Basta imaginar como seria uma espécie de Pimba Metal, talvez o Emanuel tentasse reescrever o seu grande sucesso “Nós Pimba” num tom muito mais dark…má ideia… Tudo isto apenas para realçar o facto de que um povo como o nosso tem possivelmente mais facilidade em gostar de Folk Metal do que outros subgéneros de Metal. Enfim, pura especulação.

Cantares tanto em inglês como em finlandês, melodias que variam entre o energeticamente divertidas e o calmo e chorado fazem deste Karkelo um álbum de excelência, não só para amantes do Folk mas para amantes do mundo da música. Baseando parte das suas letras em bebida alcoólica (tal verifica-se bastante claramente em “Vodka” e “Bring Us Pints Of Beer”) deixando-nos por vezes com dúvidas acerca da sobriedade dos artistas, mas que no final sentimos e percebemos o porquê deste tema.

Um álbum para ouvir de ponta a ponta em qualquer ocasião, na casa, no carro, numa reunião.


RECOMENDADO

0 comentários: