domingo, 14 de fevereiro de 2010

Avenged Sevenfold, (1999-Presente)

Metalcore / Heavy Metal


Em 1999 nasce a banda Avenged Sevenfold, na altura apenas constituída por M. Shadows na voz, Zacky Vengeance na guitarra, The Rev na bateria e Matt Wendt no baixo. Após algumas mudanças de membros, entra Synyster Gates para a guitarra principal e Matt Wendt é substituído por Justin Sane, sai em 2001 o primeiro álbum da banda, “Sounding The Seventh Trumpet“.


Este primeiro álbum era um registo composto por um Metalcore desenfreado, tendo apenas uma balada e uma faixa mais Punk, “Streets”, sendo que apenas estas duas faixas não continham berros, este álbum já mostrava o que estes, agora cinco, rapazes de dezoito anos eram capazes de fazer. Melodia presente nas guitarras e batida trabalhada na bateria serviam de apoio instrumental para uma voz bastante berrada. Na faixa "The Art of Subconscious Illusion", Valary Dibenedetto, amiga da banda, berra ao lado de M. Shadows.



Novamente o baixista é mudado e entra em cena Dameon Ash que um ano depois acaba por sair da banda vindo Johnny Christ preencher a vaga. Em 2003 a banda lança o seu segundo álbum, “Waking The Fallen”.


Este álbum é ainda um álbum de Metalcore berrado mas conta já com mais voz limpa, instrumental mais trabalhado e consistente e o conteúdo das letras é bastante variado, falando desde religião à tentativa de suicídio do ex-baixista Justin Sane. O contracto com a Hopeless Records termina e a Warner Bros. passa a ser a editora da banda.



Em 2005 sai “City Of Evil”, o primeiro álbum trazido à luz do dia pelas mãos da Warner e o terceiro da banda. Um registo muito mais maduro, muito mais consistente, mais Heavy Metal que Metalcore, deixando praticamente para trás os berros presentes nos álbuns passados. Com este álbum, Avenged Sevenfold passou a ser um nome bastante falado e divulgado no panorama musical a nível mundial.


Este álbum conta com várias participações especiais, Brian Haner Sr., Suzy Haner, Valary DiBenedetto, Michelle DiBenedetto e ainda o ex-baixista Justin Sane. Com este álbum a banda ainda arrecadou o prémio de “Melhor Novo Artista” nos “MTV Video Music Awards” em 2005.



Em 2007 a banda faz um DVD biográfico denominado “All-Excess”, no qual contam a história da banda até ao momento. O DVD contém imagens desde 1999 até 2007.



Mais tarde em 2007 o quarto álbum da banda é lançado.


Denominado “Avenged Sevenfold” este álbum tem uma sonoridade muito mais Heavy e experimental, sendo totalmente dominado pela voz limpa e lírica e contando com a participação vocal de The Rev paralelamente a M. Shadows e não apenas como apoio. Deixa para trás alguns elementos mais pesados e redefine a sonoridade da banda, num álbum mais calmo e de maior número de experiências, quer com efeitos, quer com simples mudanças de rumo nas músicas. No ano de 2008 a banda recebeu o “Prémio de Melhor Álbum” pelas mãos da Kerrang!.



No final do verão de 2008, o primeiro concerto em DVD é lançado acompanhado de um CD com faixas bónus, “Live In The LBC and Diamonds In The Rough”. O DVD conta com um concerto gravado em Long Beach (terra natal da banda), no dia 8 de Abril de 2008 e o CD contém faixas previamente gravadas aquando na gravação do seu álbum auto-intitulado, algumas delas já lançadas como Lados-B de alguns singles.



No dia 28 de Dezembro de 2009, The Rev é encontrado morto em casa, sendo a causa de morte considerada natural.

De momento a banda planeia lançar um novo álbum, que já se encontrava gravado, em Julho.


RECOMENDADO

0 comentários: