domingo, 22 de janeiro de 2012

Ai Se Eu Te Pego!

Bom dia, boa tarde, boa noite ou bom lusco-fusco consoante a hora a que estiverem a ler.
Ora, se as suas excelências sairam à rua nas últimas semanas (já para não dizer meses), ou se a rua irrompeu pelas suas moradias adentro, já se deram conta do enorme sucesso que a música "Ai Se Eu Te Pego", assinada por Michel Teló, tem vindo a carregar. Como não podia deixar de ser onde há fama, há inveja, e rapidamente surgiu um vasto número de versões (versões adaptadas, covers, ou simplesmente cópias escarrapachadas), algumas delas com mais sucesso que outras, mas este está certamente presente em todas. Para vos reavivar a memória deixo-vos aqui a versão dita explosiva.



E com este ponto de referência partimos para uma enorme aventura de cor, emoção e desespero. Abaixo encontram-se alguns videos de algumas versões, umas pelo seu sucesso, outras pela sua tentativa e força de vontade, tanto por artistas como por aqueles que não estão ligados à música.

INGLÊS
Esta versão é-nos apresentada pelo próprio artista, que, como qualquer cantor que obtenha o reconhecimento internacional, sentiu necessidade de trazer ao mundo uma nova versão, uma versão cujo conteúdo lírico fosse compreendido por um leque mais vasto de ouvintes. E assim surge isto:


HOLANDÊS



POLACO


ITALIANO


FRANCÊS


ESPANHOL



JAPONÊS





PORTUGUÊS
Para começar a vaga daquelas que todos nós vamos compreender fica uma remistura com vários elementos à mistura:


Chegamos assim ao nosso cantinho na Europa, a seguinte versão é apresentada como sendo de Pedro Abrunhosa, no entanto não nos devemos iludir, pois não se trata do conhecido músico, mas sim de Miguel Correia:


E uma vez no campo de artistas portugueses conhecidos, temos desta vez a versão do, já esperado, José Malhoa:


Finaliza-se esta enorme vaga de versões com aquela que, em suma, resume toda esta situação:


Finalmente! Este assunto ficou arrumado! O quê? Acreditariamos mesmo nisso? No entanto desta vez a coisa muda de figura. Voltaremos então ao original.
Como é de conhecimento público, "Ai Se Eu Te Pego" é uma música do artista sertanejo Michel Teló. Errado! Com alguma pesquisa se descobre que Michel apoderou-se nesta música após ter sido apresentada por "Cangaia Do Jegue". Fica então abaixo "O" original:


Espero que tenham ficado entretidos com este bocado de informação um tanto desnecessária mas... Pensavam que tinha acabado não é? Mais uma vez "O" original não é tão original quanto isso, pois a música foi escrita e originalmente tocada a primeira vez, a estrear mesmo, pelo grupo denominado "Os Meninos de Seu Zeh". Desta vez sim, deslumbram a matéria prima deste descalabro. Convosco, senhoras e senhores, "O ORIGINAL" original:

0 comentários: